Palácio Rio Negro

 Em 1889, menos de três meses antes da Proclamação da República, o senhor Manoel Gomes de Carvalho, Barão do Rio Negro, comprou dos herdeiros da família Klippel o terreno onde seria erguido o seu palácio de verão. Em fevereiro de 1896, o Palácio e a casa ao lado, pertencentes a um dos filhos do Barão, foram vendidos ao Estado do Rio de Janeiro para servir de residência oficial do governante. Em 1903, o Palácio foi incorporado ao Governo Federal e passou a ser residência oficial de verão dos presidentes da República. Desde então, por ali passaram Rodrigues Alves, Afonso Pena, Nilo Peçanha, Hermes da Fonseca, Wenceslau Brás, Epitácio Pessoa, Artur Bernardes, Washington Luiz, Getúlio Vargas, Gaspar Dutra, Café Filho, Juscelino Kubitschek, João Goulart e Costa e Silva. No verão de 1996/1997, quando o Palácio estava completando 100 anos na função de residência oficial do governo, a tradição foi reinventada. Através de um gesto ritual, a presidência da República voltou a se instalar no Palácio Rio Negro.

Foi no entanto, no Governo de Hermes da Fonseca, que o Palácio viveu talvez o seu momento mais brilhante, com a realização do casamento do Marechal Hermes com Nair de Teffé, então célebre não só por sua beleza como por sua inteligência, pois notabilizou-se por suas mordazes charges, que publicava na imprensa sob o pseudônimo de Rian.
O seu mais assíduo freqüentador foi o Presidente Getúlio Vargas, que nos 18 anos que esteve à frente do País, não deixou de passar um só verão em Petrópolis.No governo de Ernesto Geisel, o palácio fica sob a guarda do Exército só voltando a hospedar a Presidência no verão de 1996 quando o Palácio estava completando 100 anos na função de residência oficial de Governo.
 
Visita:autoguiada livre, duração média (em minutos): 30
Entrada:gratuita
Endereço:Avenida Koeler, 255 – Centro - CEP: 25688-900
Contatos:Telefone:(24) 2246-2423 - Fax: (24) 2246-2378
Para mais informações: Disque turismo: 0800-024-1516

Castelo de Itaipava



A construção foi realizada por vinte famílias trazidas da Europa que utilizaram material totalmente europeu: de Portugal vieram os blocos de pedras que foram talhadas por artesãos portugueses; da França o telhado de ardósia; da Itália, o mármore de Carrara, que compõe o piso de vários salões, inclusive o do famoso salão do Zodíaco. As portas e janelas são do mais puro jacarandá, com ferragens inglesas; os vitrais são austríacos e finalizando os principais detalhes, cada porta dos quartos de seus filhos tinha seus nomes gravados em ouro. Esta construção levou em torno de 5 anos.
São 42 cômodos distribuídos em 19 quartos, diversos salões, bibliotecas, sala de música, halls, duas torres, diversos terraços, dependências para hóspedes, ala dos serviçais e galerias que abrigam interessantes histórias.
O hall com as escadarias e o teto de jacarandá é finamente trabalhado. Há vitrais com o brasão da família, biblioteca com estantes esculpidas em relevo e um vasto parque cercando a mansão. Personalidades como Adhemar de Barros, Getúlio Vargas, Amaral Peixoto e várias outras pessoas da alta sociedade carioca e paulista freqüentavam o local.
Como curiosidade, o Barão, na primeira metade do século passado, encomendou à fábrica Rolls Royce uma Limousine com 11 lugares, onde passou a acomodar seus 7 filhos, a Baronesa Anna Thereza, a babá e o motorista. Esse automóvel tão especial também tinha em suas portas gravado em ouro, o brasão de armas da família.

Hoje o Castelo de Itaipava oferece eventos de todos os portes, Como; casamentos Bodas, Desfiles, Eventos corporativos, Formaturas, Festas temáticas e outros.
Para mais informações: http://www.castelodeitaipava.com.br
Endereço:Rodovia BR-040, Km 56 Visualizar no mapa - Itaipava
Contatos:Telefone:  (24) 9 8833-3333 – (24) 2222-0900

Translate

Seguidores

Conheça Petrópolis Copyright © 2013 - Designer by Papo Garota,Programação Emporium Digital